16 janeiro 2009

Piauí ganha 79 bibliotecas públicas

No final de 2008, o senador Mão Santa (PMDB) utilizou dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para denunciar que o Piauí é o estado em que há mais municípios sem bibliotecas, são 79 ao todo. Após a divulgação dos dados no Senado Federal, o Ministério da Cultura anunciou que pretende criar as 79 bibliotecas nas cidades piauienses através do programa federal “Mais Cultura”.
No entanto, o senador Mão Santa alertou aos prefeitos que o município só terá direito ao benefício se estiver adimplente com as contas da União. Além disso, é obrigatório haver pelo menos um funcionário especializado na área. A informação do Ministério da Cultura é uma resposta do presidente Lula às reivindicações do senador para os setores da educação e cultura no Piauí. Na época, o parlamentar ressaltou que os estudantes piauienses tiveram bons resultados no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas provas de Matemática, mas não obteve êxito nos exames de Português em função da escassez de bibliotecas no Estado. “Fomos atrás e conseguimos essa resposta do governo. Esse é o papel dos senadores, os pais da pátria. Agora nossos jovens serão mais inteligentes ainda e terão mais oportunidades de ser alguém na vida”, concluiu o senador.
De acordo com o Ministério da Cultura, cada biblioteca a ser implantada receberá uma coleção com cerca de dois mil livros, equipamentos de som, TV, DVD e vídeo, móveis e um software para arquivamento e digitalização.
Fonte: Jogo Aberto
Por Tomaz Teixeira

Nenhum comentário: