28 janeiro 2009

Mão Santa pode compor a Mesa Diretora do Senado

O senador piauiense, Mão Santa, tem tudo para compor a Mesa Diretora na chapa de José Sarney como 4º secretário. O titular deste posto é quem define as pautas a serem apreciadas na Casa legislativa, podendo emperrar assuntos de interesse do governo. As eleições acontecem no dia 2 de fevereiro.
No Maranhão e no Piauí, os governadores Jackson Lago e Wellington Dias estariam preocupados com a eleição de Sarney. No Piauí, porque o senador Mão Santa é um dos mais críticos oposicionistas ao Governo do Estado, e no Maranhão, Jackson Lago quebrou a hegemonia da família Sarney, ao vencer Roseana Sarney em 2006 (DEM).
O governador Wellington Dias tem reunião marcada com o presidente Lula, em Brasília, amanhã, oportunidade em que tratará do assunto que todos já sabemos, exigir a retirada nome de Mão Santa da chapa de Sarney. Entretanto, corre também na Câmara dos Deputados um acordo do PT com o PMDB para a eleição de Michel Temer à presidência, mas, até agora, o clima é de insegurança nesse pacto, principalmente pela insatisfação dos governadores nordestinos com essa aliança.
Em âmbito nacional, a vitória de Sarney poderá alavancar o PMDB nos estados e comprometer as previsões políticas para as eleições de 2010. No Piauí, a ida do Senador Mão Santa à mesa diretora do Senado pode ser um golpe na hegemonia do PT e uma cisão na base aliada do governo.

Nenhum comentário: