21 janeiro 2009

O ploblema do lixo nas cidades litorâneas

O planeta terra está sob sérias ameaças; poluição, aumento da temperatura global, destruição da camada de ozônio, esgotamento dos recursos naturais, extinção de espécies, etc., tudo isso em decorrência do crescimento da população humana e o desenvolvimento industrial e tecnológico, implementados pelo progresso científico. Felizmente nas últimas duas décadas, muitos estudiosos do meio ambiente têm percebido a necessidade de empenhar-se em um uso racional dos recursos naturais, sob o risco de deixar aos nossos descendentes um mundo inabitável.
Nos últimos dois séculos o desenvolvimento da sociedade industrial e o crescimento explosivo da população humana têm causado impactos ambientais sem precedentes. Muitos recursos naturais estão se esgotando e os resíduos produzidos pela atividade humana acumulam-se no ambiente, degradando-o seriamente, mas, se somos nós mesmos os causadores dos problemas, não teríamos também a capacidade e a obrigação de resolvê-los?
É necessário refletir sobre o impacto que cada um de nós causa sobre o ambiente, quanto aos recursos que utilizamos e a destinação dada ao lixo que produzimos. Só assim será possível amenizar o impacto da espécie humana sobre o ambiente terrestre e construir um local habitável para as gerações futuras.
O problema do lixo urbano nos países desenvolvidos: Uma pessoa produz, em média, cerca de 2,5 kg de lixo por dia. Devido ao crescimento demográfico das cidades, é fácil perceber que em breve não haverá mais áreas para depositar tanto lixo. Enterrá-lo não é solução, pois ele pode contaminar os lençóis de água subterrânea que supre os mananciais utilizados pela própria população produtora do lixo. Queimá-lo contribui para agravar ainda mais a polução atmosférica, além de representar um grande desperdício de recursos, tendo em vista que o lixo pode ser reaproveitado.
Uma solução para o problema do lixo é a sua reciclagem, isto é, seu reaproveitamento. Entretanto, para isso é fundamental separar seus diversos componentes, processo conhecido como triagem do lixo; latas, por exemplo, podem ter seu metal reaproveitado. O Brasil é um dos maiores recicladores de latas de alumínio do mundo. Plásticos e papel, também podem ser reciclados.
O material orgânico do lixo, uma vez separado, pode ser degradado por microorganismos em tanques chamados biodigestores. Na biodigestão, forma-se o metano (CH4), também chamado gás natural, que pode ser aproveitado como combustível residual, industrial ou em veículos motorizados. Os resíduos saídos da biodigestão podem ser utilizados com fertilizantes do solo.
E aí? O que falta para que na nossa cidade faça a coleta seletiva do lixo?

Um comentário:

Anônimo disse...

achei o texto muito interessante me ajudou no trabalho de ciências .tirei 10 no trabalho porque desse texto !quem criou esse texto esta de parabéns