28 janeiro 2009

Secretária de Saúde do Piauí não paga hospitais e clínicas de Parnaíba

Proprietários de hospitais e clínicas do município de Parnaíba estão preocupados com o atraso nos pagamentos de repasses da secretaria de Saúde para estes estabelecimentos. Três hospitais, 10 laboratórios e cinco clínicas de fisioterapia estariam sem receber os pagamentos desde o mês de novembro, correspondentes a R$ 3 milhões.
A denúncia foi feita pelos próprios empresários que procuraram o deputado estadual Marden Menezes (PSDB) para pressionar o governo a efetuar os pagamentos. O dinheiro é proveniente do Data SUS e repassado através da secretaria Estadual de Saúde, responsável pela Saúde de Parnaíba, pois lá ainda não passaram pelo processo de municipalização.
As clínicas prestam serviços de ambulatório, que incluem e consultas e de internação. Em média apenas um destes hospitais credenciados em Parnaíba atende 500 pessoas a cada mês. O atraso nestes repasses já está gerando crise no setor, pois muitos empresários da área de saúde estão com dificuldades para pagar empregados e fornecedores.
Um dos empresários que não quis se identificar, disse que o Estado já recebeu o dinheiro do governo federal desde o dia 28 de dezembro, mas não efetuou o pagamento. Situação semelhante estaria acontecendo na cidade de São Raimundo Nonato, mas nos outros municípios onde a Saúde não foi municipalizada, os pagamentos já foram efetivados.
O deputado Marden Menezes disse que na volta dos trabalhos na Assembléia Legislativa no início do mês de fevereiro vai apresentar um requerimento solicitando ao Ministério Publico que investigue o atraso nos repasses dos recursos da Secretaria de Saúde aos hospitais, clínicas e laboratórios particulares da cidade de Parnaíba.
O tucano lembra que mesmo não havendo justificativa, o atraso vem ocorrendo geralmente no final e começo de cada ano. "Apesar do recesso a oposição não pode deixar de cumprir seu papel. Precisamos saber por que o estado está atrasando estes pagamentos", argumenta.
Fonte: Diário do Povo PI

Nenhum comentário: