21 janeiro 2009

Piauí pode produzir vinho, diz empresário português

E porque não Parnaíba?
O empresário português João Santos disse ao governador Wellington Dias, na tarde dessa terça-feira (20), em Petrolina, no estado de Pernambuco, que espera ter o Piauí produzindo e participando da rota do vinho, já que possui terras semelhantes às pernambucanas e também começa a investir na fruticultura.
João Santos é o proprietário da ViniBrasil, vinícola instalada em Petrolina, em pleno semiárido nordestino, que produz o vinho Rio Sol, um dos melhores do país e que é vendido na Europa e nos Estados Unidos.
O empresário, que levou Wellington Dias para conhecer os parreirais e as instalações da usina, garante que esta é a melhor região do mundo para a produção de vinho de qualidade, porque conta com solo, luz e água. Segundo ele, se o Piauí dispõe do mesmo tipo de solo, tem água e sol, também pode ter uvas de altíssima qualidade destinadas à produção de vinho, com a vantagem de já dispor de tecnologia.
Ele conta que, no início, ninguém acreditava que se pudesse produzir vinho no semiárido do Nordeste, “mas estamos mostrando que isso é possível”.
Hoje, a ViniBrasil exporta o vinho Rio Sol para 22 países, entre eles Inglaterra, Finlândia, Canadá, Estados Unidos, Portugal e Cuba. “Você pode encontrar nosso vinho em Londres até mesmo no supermercado que é usado pela família real inglesa”, festeja João Santos.
Antes da visita à vinícola, o governador Wellington Dias visitou um campo de experiências e a sede da Embrapa Semiárido, que desenvolve pesquisas em diversas áreas, principalmente na fruticultura.
Comento
E porque não Parnaíba? Então está na hora do Prefeito de Parnaíba, José Hamilton, designar alguém imediatamente para entrar em contato com o empresário, João Santos, da ViniBrasil, e tabular uma visita para tratar do assunto, uma vez que já temos o Tabuleiros Litorâneo que oferece infra-estrutura para implantação de um projeto similar ao de Petrolina.

Nenhum comentário: