18 janeiro 2009

Cajueiro da Praia faz aniversário dia 29

O município de Cajueiro da Praia faz aniversário este mês.
Cajueiro da Praia é o último do litoral piauiense. Apesar de guardar belezas naturais encantadoras ainda é pouco explorado. Sua maior atração é também um orgulho dos piauienses. São os peixes-bois que, graças ao trabalho dedicado de técnicos do Ibama, se reproduzem mais a cada dia. Existem ainda algumas fazendas de reprodução de camarão em cativeiro. Para curtir a praia são duas as opções: ficar em mar aberta ou optar pelo trecho em que o rio Timonho penetra e deixa as águas mais calmas. Ao longe, margeando o rio e o mangue, se avista o povoado Almas, no Ceará. Uma outra opção agradável é fazer um passeio pela ruas da cidadezinha e prozear um pouco com sua gente simples e hospitaleira. Embora simples, existem algumas pousadas que são agradáveis. Vale a pena conhecer. Como chegar - São 80 quilômetros saindo de Parnaíba.
Partindo de Teresina, siga pela BR-343 (Sentido Norte) até Luís Correia; daí siga pelo litoral até Cajueiro da Praia (acesso por trilhas).
Cajueiro da Praia é a cidade perfeita para quem gosta de praias desertas e paradisíacas. Os destaques são Barra Grande e Barrinha, onde, no começo da tarde, é possível caminhar mais de 60 m mar adentro e aproveitar as lindas piscinas naturais formadas com a baixa da maré. O lugar abriga ainda uma base do Projeto Peixe-Boi, espécie ameaçada de extinção.

Nenhum comentário: