14 janeiro 2009

62% dos aprovados na UESPI são da rede pública

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) divulgou, na manhã desta terça-feira, 13, o resultado do Vestibular 2009 da instituição, que pela primeira vez, ofereceu reserva de vagas para alunos que, durante as inscrições, declararam-se negros. Alunos de escolas públicas são maioria entre os aprovados. O secretário estadual da Educação e Cultura, Antônio José Medeiros, representou o governador do Estado em exercício, Wilson Martins. Ele disse, ao divulgar a lista dos aprovados, que a grande participação de alunos de instituições públicas de ensino no certame resulta do bom desempenho dessas escolas.
A Uespi também passa a oferecer vagas tanto na modalidade de ensino presencial, quanto no ensino a distância. Dos 4.370 vagas oferecidas para este ano, 2.678 (62,27%) serão preenchidas por alunos oriundos de escolas públicas. Os restantes 1.622 alunos (37%) fizeram o Ensino Médio em escolas privadas.A partir deste vestibular, a Uespi passou a divulgar os nomes dos primeiros colocados por curso. A lista dos 27 primeiros colocados, para os 27 cursos da instituição foi lida pela reitor da Uespi, professora Valéria Madeira.
O curso mais concorrido no Vestibular 2009 da Uespi foi Medicina, com 52 candidatos por vaga. Inscreveram-se para o certame 41.862 candidatos, dos quais pouco mais de 39 mil fizeram as provas. Nem todas as vagas nos 27 cursos foram preenchidas, sobrando 70.

Nenhum comentário: